Devoção carmelita no mês de novembro

09/11/2012 23:55

 

5 de Novembro
B. Francisca de Amboise, religiosa
 
Nasceu no ano de 1427, provavelmente em Thouars (França). Foi esposa de Pedro II, duque da Bretanha. Depois da morte deste, e tendo conversado muito com o Beato João Soreth, Prior Geral dos carmelitas, tomou o hábito da mesma Ordem no mosteiro de Bondón, que ela tinha fundado. Passou depois para o mosteiro de Nantes, que também era fundação sua. No exercício do cargo de Prioresa, alimentava o espírito das suas religiosas com sábias exortações. É considerada como a fundadora das monjas carmelitas em França. Morreu em 1485.

 

 

6 de Novembro
B. NUNO DE SANTA MARIA, RELIGIOSO
 
Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Cernache do Bonjardim em 24 de Julho de 1360. Como Condestável do Reino de Portugal, foi militar invencível na guerra da independência; mas, vencendo-se a si mesmo, quando morreu a esposa, entrou em 1423 para a Ordem do Carmo, no convento de Lisboa por ele fundado. Quis ser simples donato, tomando o nome de Frei Nuno de Santa Maria. Morreu no mesmo convento no Domingo da Ressurreição de 1431 (1 de Abril), tendo dado a todos, durante a sua vida, um exemplo de oração, penitência, amor aos pobres e filial devoção a Nossa Senhora. O seu culto foi confirmado a 26 de Março de 1918 por Bento XV.
 
 
7 de Novembro
B. Francisco Palau e Quer, presbítero
 
Nasceu em Aytona (Lérida, Espanha) no dia 29 de Dezembro de 1811. Entrou para a Ordem dos Carmelitas Descalços aos 21 anos e ordenou-se sacerdote aos 25. Por motivo dos problemas da sua pátria, viu-se obrigado a viver exclaustrado e exilado. Ao regressar a Espanha em 1851 fundou em Barcelona «A Escola da Virtude», modelo de ensino catequético. Fundou nas Ilhas Baleares as Congregações dos Irmãos e das Irmãs Carmelitas (1860-1861). Pregou missões populares e estendeu a devoção mariana por onde quer que passava. Morreu em Tarragona no dia 20 de Março de 1872. Foi beatificado por João Paulo II no dia 24 de Abril de 1988.
 
8 de Novembro
B. Isabel da Trindade, virgem
 
Maria Isabel Catez nascem em Champ d’Avor (França) no dia 18 de Julho de 1880. Em 1901 ingressou no Carmelo de Dijon onde veio a falecer no dia 9 de Novembro de 1906. Verdadeira adoradora em espírito e verdade, viveu uma vida humilde. No meio de sofrimentos físicos e morais, a sua alma amadureceu rapidamente e soube fazer transparecer, no silêncio, às suas irmãs, a presença de um Deus-Amor. Viveu inteiramente para louvor e
glória da SS. Trindade, hóspede da alma, achando neste mistério o céu na terra e tendo perfeita consciência de que ele constituía o seu carisma e a sua missão na Igreja.
 
14 de Novembro
TODOS OS SANTOS CARMELITAS
Festa
 
Os Santos do Carmelo constituem uma grande multidão de irmãos que consagraram a sua vida a Deus, seguindo os ensinamentos do seu Filho e imitando a sua vida, e se entregaram ao serviço da Virgem Maria na oração, na abnegação evangélica, no amor aos irmãos, a ponto de alguns terem derramado o seu sangue. Eremitas do monte Carmelo, mendicantes da Idade Média, mestres e pregadores, missionários e mártires, religiosas que enriqueceram o povo de Deus com a misteriosa fecundidade da sua vida contemplativa, apostólica e docente, leigos que na sua vida souberam encarnar o espírito da Ordem: esta é a grande família carmelitana que, enquanto peregrina, se dedicou à prática assídua da oração e que, tendo terminado a sua prova no estádio deste mundo, e deixando-nos o seu exemplo, agora celebra a liturgia celeste. Unidos a esta grande família, e na esperança de um dia nos associarmos à sua glória, celebramos e antegozamos, por meio desta festa, as alegrias eternas dos santos que Deus conduziu ao seu monte para os introduziu na sua Casa de Oração. O exemplo e a intercessão destas almas de oração é para nós um estímulo a vivermos a nossa vocação carmelitana em obséquio de Jesus Cristo e na imitação da nossa Rainha e Mãe, Flor do Carmelo, Padroeira e Esperança de todos os carmelitas.
 
15 de Novembro
Comemoração de Todos os Defuntos da Nossa Ordem
 
O amor de Cristo e a comum vocação ao serviço da Virgem Maria, que unem os carmelitas entre si, nesta terra em que peregrinamos, levam-nos a interceder com amor fraterno pelos carmelitas que terminaram a sua peregrinação nesta vida e ainda esperam a gloriosa visão do Senhor. A comum oração da Ordem implora do Senhor a misericórdia para todos os seus membros, para que, por intercessão de Maria, sinal de esperança segura
e de consolação, se associem nos Céus à restante família carmelitana que já contempla a Deus face a face.
 
19 de Novembro
S. Rafael Kalinowski, presbítero
 
Oriundo de uma família polaca, nasceu em Vilna em 1835. Por ter participado no movimento de libertação da Polónia, foi condenado a dez anos de trabalhos forçados na Sibéria. Em 1877 ingressou nos Carmelitas Descalços, onde se ordenou sacerdote em 1882. Distinguiu-se no zelo pela unidade da Igreja e pela incansável dedicação ao ministério de confessor e director espiritual. Restaurou a Ordem na Polónia, desempenhando lá vários cargos de governo. Morreu em Wadovice em 1907. Foi beatificado em 22 de Junho de 1983 e canonizado em 17 de Novembro de 1991.
 
29 de Novembro
BB. Dionísio, presbítero, e Redento da Cruz, religioso – mártires
 
Dionísio da Natividade nasceu em Honfleur (Calvados, França) no ano 1600. Serviu os Reis de França e Portugal como cosmógrafo e almirante na armada. Em 1635 fez- se carmelita em Goa, onde se ordenou sacerdote. Redento da Cruz nasceu em Paredes de Coura (Portugal) no ano 1598. Entrou para o Carmelo Teresiano no convento de Goa, onde professou como irmão converso em 1615. O Padre Dionísio e o Irmão Redento foram enviados pelos superiores para Achém, na ilha de Sumatra, onde foram martirizados no dia 29 de Novembro de 1638 pela sua adesão a Cristo e pela sua firmeza na fé.

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode