Devoção carmelita no mês de agosto

01/08/2012 21:05

7 de Agosto

S. ALBERTO DE TRÁPANI, PRESBÍTERO
 
 
Nasceu em Trápani (Sicília) no séc. XIII. Distinguiu-se no seu tempo pelo seu amor à pregação evangélica e pela fama dos seus milagres. No ano 1296 governava a província carmelitana da Sicília como Provincial. Célebre pelo seu apaixonado amor à pureza e à oração, morreu em Messina, provavelmente em 1307.
 
9 de Agosto
S. TERESA BENEDITA DA CRUZ (EDITH STEIN),
VIRGEM E MÁRTIR, CO-PADROEIRA DA EUROPA
 
 
Edith Stein nasceu em Breslau no dia 12 de Outubro de 1891, no seio duma família judaica. Tendo procurado apaixonadamente a verdade através de profundos estudos filosóficos, encontrou-a mediante a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Jesus. Em 1922 recebeu o baptismo na Igreja católica e em 1933 entrou no Carmelo de Colónia. Morreu mártir da fé cristã nos fornos crematórios dos campos de concentração de Auschwitz no dia 9 de Agosto de 1942, durante a perseguição nazi, oferecendo o seu holocausto pelo povo de Israel. Mulher de inteligência e cultura  singulares, deixou numerosos escritos de elevada doutrina e de profunda espiritualidade. Foi canonizada por João Paulo II no dia 11 de Outubro de 1998.
 
12 de Agosto
Beato Isidoro Bakanja, terceiro carmelita, mártir
 
 
Nasceu por volta de 1885 no Congo belga (Zaire). Foi baptizado ainda adolescente, sendo o primeiro católico da sua região. Nutriu uma especial devoção a Maria através do rosário e do Escapulário. Zelosamente dedicado à difusão do cristianismo através da oração e de obras de caridade, recusou tirar o Escapulário, sendo, por isso, flagelado sem piedade. Morreu seis meses mais tarde, no dia 15 de Agosto de 1909, rezando pelo seu algoz. Foi beatificado por João Paulo II no dia 24 de Abril de 1994.
 
16 de Agosto
B. Maria Sacrário de S. Luís Gonzaga, virgem e mártir
 
 
Nasceu em Lillo, Toledo (Espanha) no dia 8 de Janeiro de 1881. Formou-se em Farmácia e foi uma das primeiras mulheres que conseguiu esse curso em Espanha. Em 1915 entrou no Carmelo de Santa Ana e São José de Madrid. Pelo seu espírito de oração e pelo seu amor à Eucaristia encarnou perfeitamente o ideal contemplativo e eclesial do carmelo teresiano. Foi Prioresa da sua comunidade e sofreu o martírio, graça tão desejada por ela,
com toda a integridade da fé e o ardor do seu amor a Cristo, na manhã do dia 15 de Agosto de 1936.
 
17 de Agosto
B. Ângelo Mazzinghi, presbítero
 
 
Nasceu em Florença ou perto desta, em data desconhecida, mas certamente antes de 1386. Foi o primeiro filho da Reforma de Santa Maria das Selvas, da Ordem do Carmo. Várias vezes Prior em conventos da sua Ordem, distinguiu-se na pregação da palavra de Deus. Morreu em Florença em 1438.

 

18 de Agosto
BB. João Baptista Duverneil, Miguel Luís Brulard e Tiago Gagnot, presbíteros e mártires
 
Na pequena baía de Rochefort, diocese de La Rochelle (França) morreram amontoados em dois navios 547 sacerdotes e religiosos durante a Revolução Francesa. Entre eles estavam, pelos menos, três carmelitas descalços: P. João Baptista Duverneuiln, nascido em Limoges em 1759, que morreu por padecimentos e doenças no dia 1 de Julho de 1794, na idade de 35 anos;  P. Miguel Luís Brulard, nascido em Chartres no dia 26 de Julho de 1758, que morreu no dia 25 de Julho de 1794, na idade de 36 anos; e P. Tiago Gagnot, nascido em Frolois em 1753, e que morreu no dia 10 de Setembro de 1794, na idade de 41 anos. O amor incondicional a Cristo, o apego e a fidelidade à Igreja, a compaixão para com todos, o perdão para com os próprios perseguidores foram algumas das virtudes destes filhos de Santa Teresa. Foram beatificados no dia 1 de Outubro de 1995, juntamente com outros 61 mártires, mortos na mesma circunstância.
 
25 de Agosto
B. Maria de Jesus Crucificado, virgem
 
 
Maria Bauardy, descendente de uma família de rito greco-melquita católico, nasceu em Abellin (Galileia) em 1846. Aos vinte e um anos de idade ingressou no mosteiro das Carmelitas Descalças de Pau (França). Fundou mosteiros da Ordem na Terra Santa. Brilhou pelos dons sobrenaturais, principalmente pela humildade. Sobressaiu também pela sua ardente devoção ao Espírito Santo. Dedicou profundo amor à Igreja e ao Romano
Pontífice. Morreu em Belém no dia 26 de Agosto de 1878.
 
26 de Agosto
B. Tiago Retouret, presbítero e mártir
 
 
Tiago Retouret (1746-1794) fazia parte de um grupo de  64 sacerdotes, representantes de centenas de eclesiásticos, amontoados como animais numas embarcações imundas na baía de Rochefort (França) durante o período mais quente da Revolução Francesa. Quando soube que era inválido o juramento à Constituição Civil do Clero, retratou oficialmente a sua adesão, sendo, por isso, considerado como inimigo do povo, a quem tinha servido como irmão observante e pregador no seu convento de Limoges.  Depois de ter suportado, com os seus companheiros, ultrajes, tortyuras, privações de qualquer ajuda espiritual, especialmente apoquentado pelo frio [«sofreu terrivelmente por causa de uma dolorosa ciática, que pôs à prova durante bastante tempo a sua paciência; mas nunca perdeu a coragem», testemunha ocular], morreu de peste em 26 de Agosto de 1794 e foi sepultado na ilha Madame. Foi beatificado com outros 63 companheiros de prisão no dia 1 de Outubro de 1995 pelo Papa João Paulo II .
 
26 de Agosto
Transverberação do Coração de S. Teresa de Jesus
 
«Vim lançar o fogo à terra, e só quero que ele se acenda» (Lc 12, 49). Este fogo é o amor de Deus que em S. Teresa foi derramado com tal abundância que abrasou o seu coração. A transverberação é a manifestação da força do amor de Deus aceite, desejado e vivido pela Santa no seu matrimónio espiritual. Este fenómeno místico é-nos explicado por S. João da Cruz (cf. Ofício de Leitura) e apresentado no seu significado eclesial pelos textos da liturgia.

 

Fonte: Missal carmelita

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode