No artigo anterior definimos que a depressão não é um simples estado de tristeza ou baixo astral e sim um conjunto de alterações comportamentais, emocionais e de pensamento que acabam por afetar as pessoas também fisicamente. Neste mês falaremos sobre os tipos de depressão.
A depressão pode ser classificada segundo alguns autores em três tipos, a saber:
· Depressão maior - tem como característica a combinação de alterações no comportamento, nas emoções e no pensamento incapacitando o indivíduo para a realização de suas atividades profissionais, acadêmicas, de lazer, bem como alterações no apetite e no sono (falta ou excesso de ambos).
· Distimia - é considerada um tipo menos severo de depressão, em que não se observa a incapacitação, mas que estão presentes alterações indesejáveis no humor e demais alterações no comportamento de forma crônica. As pessoas constantemente mau-humoradas podem, na verdade, apresentar um quadro de distimia.
· Transtorno bipolar – Conhecida anteriormente como psicose maníaco-depressiva, tem uma prevalência menor (ou seja, não é tão comum) que os anteriores tendo como característica a oscilação extrema do humor que vai da mania (episódios maníacos isto é, episódios de grande estado de euforia) à depressão (episódios depressivos).
Outros estudiosos classificam a depressão segundo sua manifestação definindo-a como depressão típica ou atípica.
A Depressão Atípica é uma maneira disfarçada da Depressão se apresentar. Isso acontece, normalmente, naquelas pessoas que não se permitem sentimentos sem motivo e, apesar de já terem ido à muitos consultórios médicos com as mais variadas queixas e de terem feito inúmeros exames, continuam achando que a medicina ainda não conseguiu descobrir a causa de seus problemas.
Já a Depressão Típica, por sua vez, se manifesta com todos os sintomas emocionais típicos, tais como apatia, desinteresse, tristeza, desânimo, etc. A Depressão Típica, portanto é um cansaço ou inibição das atividades físicas e psíquicas tal como se houvesse uma perda de energia geral.
No próximo artigo falarei como a depressão se manifesta na infância e adolescência.
Bianca – Psicóloga e carmelita