A DEVOÇÃO AO MENINO JESUS DE PRAGA

20/12/2011 23:02

 

 

O Menino Jesus de Praga e a origem desta devoção

 

               No ano de 1628, uma nobre dama, a princesa Polyxena de Lobkowitz, inspirada interiormente por Deus, sentiu-se animada a socorrer os religiosos carmelitas descalços da cidade de Praga (capital da então Boêmia), os quais estavam passando sérias dificuldades. Levada pela santa intenção de socorrê-los, presenteou-os com uma imagem do Menino Jesus, do qual era devotíssima. Ao oferecê-la disse-lhe: “Reverendos Padres, venho dar-vos o que de mais caro possuo neste mundo. Honrai esta imagem e jamais coisa alguma vos faltará.

               Os inúmeros favores, tanto espirituais como temporais, que se seguiram a esta devoção, foram um fiel testemunho da veracidade de tais palavras. O primeiro favorecido foi o Padre Carmelita Descalço, Frei Cirilo da Mãe de Deus (hoje venerável), o qual, rezando fervorosamente diante da sagrada imagem, se viu logo curado de uma grande aflição de espírito. Exposta a imagem à veneração pública, na Igreja de Santa Maria da Vitória, templo entregue aos cuidados dos Carmelitas Descalços da cidade de Praga, foram tantos os prodígios operados pelo Menino Deus, representado naquela imagem, que daí se originou a devoção sob o título de “Menino Jesus de Praga”, a qual se tornou tão prodigiosa. Um dia estava o seu devoto servo  - venerável Frei Cirilo da Mãe de Deus – absorto em profunda oração, quando ouviu uma voz misteriosa que vinha da imagem do Menino Jesus de Praga e repetia: “SE ME AMARDES, EU USAREI CONVOSCO DE MISERICÓRDIA; QUANTO MAIS ME HONRARDES, TANTO MAIS VOS FAVORECEREI”.

               Com esta promessa, o Menino Deus testemunha o quanto lhe agrada ser invocado sob o titulo de MENINO JESUS DE PRAGA, e, dia a dia, opera imensos favores de conversões, de surpreendentes curas e graças extraordinárias, particularmente nos casos mais desesperados.

À vista dos prodígios  operados, a devoção ao Menino Jesus de Praga confirmou-se, estendeu-se, tornou-se universal. Para o Brasil, foi esta devoção trazida pelos padres Carmelitas Descalços, que instalaram, canonicamente, na Basílica de Santa Teresinha da cidade do Rio de Janeiro, a ARQUICONFRARIA DO MENINO JESUS DE PRAGA,rica de indulgências e privilégios. Também para São Paulo esta devoção foi trazida pelos Padres Carmelitas.

               É realmente inefável o poder de atração de sua sagrada imagem. O rosto do pequeno Rei é cheio de graça e tem um reflexo, na verdade divino. A mão direita está levantada em ato de abençoar, e com os seus dedinhos, o médio e o indicador juntos, parece apregoar a verdade do seu amor e eficácia de seus favores. Na esquerda, sustenta um pequeno globo, símbolo de sua soberania no Universo; cinge-lhe a cabecinha augusta uma preciosa coroa, distintivo de sua majestade real; uma túnica, que vai até os pés, e um manto imperial lhe dão imponência e graça. O sorriso infantil, que desabrocha dos lábios rosados da linda imagem, atrai nossos olhares, anima a nossa confiança e parece repetir a todos os seus devotos aquela mesma promessa que dirigiu ao venerável Carmelita Descalço, Frei Cirilo da Mãe de Deus,  o pioneiro da devoção ao milagroso MENINO JESUS DE PRAGA: “SE ME AMARDES EU USAREI CONVOSCO DE MISERICÓRDIA : QUANTO MAIS ME HONRARDES, MAIS VOS FAVORECEREI”, promessa que o Menino Jesus tem cumprido fielmente. Ele sairá sempre glorioso de todos os combates com que os sequazes de satanás tentam destruir o Seu reino: NÃO TEMAIS! CONSIDERAI QUE EU SOU O VOSSO DEUS, NO MEIO DE TODOS OS POVOS DA TERRA SEREI EXALTADO E GLORIFICADO”.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode