Um dos fatores marcantes na Igreja do Carmo é indubitavelmente a cultura musical de mais de duzentos anos, preservada com carinho pelo atual Coral da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, que mantém viva as tradições legadas dos outros grupos musicais que o antecederam. A execução de peças próprias para cada ato litúrgico, sempre atentos aos novos apelos da liturgia, faz com que durante o ano o Coral do Carmo atue na animação da vida litúrgica e na presenvação de valores artísticos.
O repertório do Coral abrange aproximadamente 500 peças musicais dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. Compositores mineiros como Manoel Dias de Oliveira; Martiniano Ribeiro Bastos; Padre José Maria Xavier; Jachinto Augusto de Almeida; João Francisco da Matta e José Victor da Aparição recebem especial atenção. Destacam-se também as peças da "Harpa de Sião", importante compilação musical do Padre João Baptista Lehmann, além das composições locais, para a Igreja do Carmo de Barbacena.
O coral promove anualmente concertos "Tributo aos compositores mineiros" para promover a música Sacra e setecentista mineira.
Toda a renda do coral é revertida na manutenção e nas obras da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.